terça-feira, 3 de julho de 2012


REFLEXÃO FINAL – MÓDULO 1 “FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADÃOS, EDUCADORES, FUNCIONÁRIOS E GESTORES.”

Este módulo, Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores trata da identidade dos funcionários administrativos, ou seja, na luta por seus direitos como educadores que somos no desempenho das funções administrativas.
A educação que faz parte do desenvolvimento pessoal, socialização, comunicação e formação do ser humano, assim, o funcionário administrativo faz parte dessa educação, pois, é responsável por grande parte das informações que precisam ser repassadas a população de maneira geral. Visto que são conhecedores das leis que amparam as escolas públicas de nosso Estado. Leis como a LDB que disciplina a educação tanto em nível básico como superior.
Porém a educação deve ter seu início em casa, é na família que são ensinados os primeiros passos da educação, a escola fica com a educação curricular, ou seja, na aplicação dos conteúdos, os quais farão parte do desenvolvimento pessoal e social, da comunicação e formação, de modo que a escola deva ser a continuação da educação recebida na família.
Entretanto, a Educação é o processo de desenvolvimento, socialização, comunicação e formação das pessoas, como cidadãos de direitos e deveres.
A LDB 9394/96, com lei disciplinadora da educação dos municípios, estados e distritos com autonomia no amparo para que as escolas funcionem de acordo com a LDB, pois nela são determinados os direitos e deveres dos municípios, estados e distrito no que se refere à educação.
Atualmente, os funcionários administrativos estão se profissionalizando em suas funções, com
os mais diversos cursos técnicos a eles oferecidos, dessa maneira tornando-se funcionários e educadores no desempenho de suas atividades diárias.
Dessa maneira, os funcionários também no papel de educadores passam a ser valorizados profissionalmente na gestão escolar e na função em que ora desempenham, pois, realizando atendimentos, os funcionários administrativos educam.

TEXTO PRODUZIDO PELA CURSISTA SANDRA ELENA FRANCISCA DE ARAÚJO, SOB ORIENTAÇÃO DA TUTORA SUELY DE SOUZA CRUZ

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