terça-feira, 3 de julho de 2012

A educação da elite


A educação da elite

            Vimos que historicamente a educação no Brasil, sempre foi voltada para a elite e continua até hoje apesar de avanços em relação a isto. Por exemplo, a alfabetização das pessoas, ainda é uma educação deficiente em relação a países considerados desenvolvidos.
            A educação nunca foi vista como prioridade pelos governantes e isto acontece até nossos dias. Não podemos esperar dos governantes. Temos que unir forças e reivindicar uma educação para todos, não só no papel. Na prática está reivindicação tem de começar com cada um de nós. Só assim mobilizaremos a sociedade e esta poderá cobrar do Estado.
            Desde 1878, onde estabelecia que os negros só pudessem frequentar a escola com idade de quatorze anos e no período noturno. Hoje isto é vivenciado na EJA, onde os jovens ou adultos trabalham durante o dia e têm que estudar a noite, muitas vezes cansado e sem condições físicas e psicológicas para aprender. Não mudou quase nada, pois a educação ainda continua sendo para a elite.


Texto produzido pelos cursistas do curso Técnico em Secretaria Escola: Silvana Elizabeth Martins, Claudete Mariano Mendonça, Juliana Garcia de Souza, Aparecida de Fátima Garcia da Silva, Matildes Alves da Silva e Vera Lúcia Xavier de Lima Queiroz, sobre orientação da tutora Lidiane Marcela Toloi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário