segunda-feira, 23 de julho de 2012


DISSERTAÇÕES ACERCA DA PALESTRA MINISTRADA PELO PROF° Me ISAEL JOSÉ SANTANA NO 11° ENCONTRO PRESENCIAL DO CURSO PROFUNCIONÁRIO, REFERENTE AO MÓDULO 3 “HOMEM, PENSAMENTO E CULTURA:abordagens filosóficas e antropológicas.”
TEMA: “A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO”,
CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO PROFUNCIONÁRIO.
 TUTORA: SUELY DE SOUZA CRUZ.


“Para começar o assunto é necessário dizer que filosofia são os questionamentos sobre as coisas da vida – “os porquês”, o porquê disso, o porquê daquilo. Na educação é fundamental reconhecer filosofia em tudo, pois precisamos nos colocar no lugar de nossos educandos, ou seja, o que o aluno pensa, como pensa e porque chegou a essa conclusão. Assim fica mais fácil compreender certos comportamentos e atitudes.”
CURSISTA: LUCIANA DA SILVA MELO.



“Filosofia é?
Pensar...
Refletir...e não chegar a nenhuma conclusão precisa...”
CURSISTA: SHIRLEY MARIA ALVES.


“Segundo o prof° Me Isael somos frutos do que fazemos. Todas as nossas ações boas, más, atitudes certas ou não, nos torna seres humanos, constrói nossa identidade.Todas as vivências adquiridas com outras pessoas que são diferentes culturalmente acrescentam conhecimentos.Os questionamentos que ocorrem no dia-a-dia nos torna seres pensantes e atuantes isso nos difere de outros animais porque nos faz responsáveis por nossa existência.”
CURSISTA: ANNE LEAL RODRIGUES.


“A importância da filosofia na educação é que, como seres humanos estamos sendo transformados, fazendo mudanças para nos tornar seres melhores, pois ao longo da vida sofremos as mudanças no corpo, no pensamento e nas atitudes. Segundo filósofos a filosofia não está preocupada com as respostas e sim com as perguntas e onde isso nos leva? Acho que deveria haver coerência. O meu pensamento é que somos humanos porque Deus nos fez assim, dotados do livre arbítrio, ou seja, com o direito de escolha. Se escolhermos ser pessoas boas, colheremos bons frutos em todos os sentidos da vida, mas se escolhermos ser ruins, colheremos as conseqüências. Acho que a filosofia busca nos ensinar algo, enfim a sermos também pessoas melhores naquilo que fazemos.” 
CURSISTA: NILDA ALVES GARCIA.


“A importância da filosofia na educação reflete nos porquês e nos talvez da vida de um ser humano. E na escola é que tentamos compreendê-los para entender a maneira de agir e de pensar de vários alunos com suas crenças e doutrinas, a se interagir no cotidiano no mesmo espaço onde passam a perceber as regras de uma sociedade.”
CURSISTA: ANTÔNIO CARLOS PARECIS ALVES DE OLIVEIRA.

“A filosofia na educação retrata que cada ser humano tem uma maneira de agir, pensar e ver sua própria existência. Como ser humano não sabemos responder quem somos realmente e precisamos refletir sobre o motivo que estamos neste mundo, cada um tem sua opinião formada a respeito de  quase tudo, inclusive sobre a educação. Na minha opinião, a educação é transmissão de cultura, valores, aprender a conviver socialmente, percebendo e aprendendo com as transformações do ser humano.”
CURSISTA: LUCIANA DE OLIVEIRA.


“Compreendi nesta palestra que todos nós, seres humanos, temos conhecimentos e que os conhecimentos são diferentes. Existem várias culturas em um mesmo espaço, na escola, por exemplo, lidamos com culturas diversas. Não importa a função que exercemos na escola, sempre fazemos parte da educação que se dá neste ambiente. Não podemos fechar os olhos para certos problemas ou simplesmente ignorá-los, temos que procurar entender o porquê e procurar uma solução, pois mesmo não sendo diretamente nosso, o problema acaba nos afetando. Temos que nos colocar no lugar daquele que nos causa problema para entendermos o porquê de tudo isso.”
CURSISTA: VALTEIR INÁCIO DA SILVA.

“Entendi que o homem é o centro do universo. Para o ser humano, o mais importante é nunca perder a capacidade de pensar. Tudo o que fazemos na vida, nosso sucesso, depende de como pensamos e agimos. A prova disso é que temos pessoas bem sucedidas e outras não. O poder do sucesso está naquele que pensa para fazer certo, ou seja, de maneira correta.”
CURSISTA: JOSÉ GOMES PEREIRA.

“Segundo Isael, filosofamos todos os dias quando interagimos em sociedade, quando questionamos ou quando defendemos uma idéia. A filosofia está presente em nosso dia-a-dia, ela faz parte do cotidiano de cada um, seja no lar, na escola ou no trabalho. Muitas vezes não se tem uma resposta ou chega-se a algum entendimento, a filosofia não é uma certeza, ela não é exata.”
CURSISTA: LUZIA DE SOUZA PAIVA.

“O ser humano por ser um sujeito social necessita do outro para a sobrevivência. Fato este que o torna único, diferente dos outros seres. E é a partir dessa relação com o outro que ele se constrói e modifica seu ambiente ao mesmo tempo que é por ele modificado. As práticas escolares tem papel fundamental nessa transformação, pois a escola lida com uma pluralidade de comportamentos. Dada essa complexidade do ser humano, que a filosofia vem exercer o seu papel especial dentro da educação, pois ela permite questionar e refletir sobre as diferentes experiências vivenciadas pelos sujeitos na escola.”
CURSISTA: VANDA ANTUNES DA SILVA





Nenhum comentário:

Postar um comentário