REFLEXÃO FINAL – MÓDULO
1 “FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADÃOS, EDUCADORES, FUNCIONÁRIOS E GESTORES.”
Neste
módulo pude complementar e ampliar meus conhecimentos sobre a estruturação e
operação da educação escolar no Brasil, tanto nas redes municipais, estaduais e
federais, desenvolvendo um novo papel como cidadão, educador profissional nos
órgãos dos Sistemas de Ensino.
Aprendemos
também que os funcionários das escolas têm papel social e funções não docentes,
ou seja, tem que estar preparado para todo tipo de situação que possa ocorrer
no dia-a-dia com alunos e até mesmo com os demais funcionários.
Com
este módulo, tivemos contato com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)
de onde foram lidos e discutidos vários artigos.
Foram
destacados também alguns princípios orientadores para uma boa gestão
democrática que são: empoderamento, participação, autonomia e a transparência
que é muito importante neste momento. Ao terminar este módulo, cheguei a
conclusão de que uma boa educação se faz com a união e comprometimento de
funcionários e gestores.
TEXTO PRODUZIDO PELA CURSISTA LUCIANA DA
SILVA MELO, SOB ORIENTAÇÃO DA TUTORA SUELY DE SOUZA CRUZ
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