REFLEXÃO FINAL – MÓDULO
1 “FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADÃOS, EDUCADORES, FUNCIONÁRIOS E GESTORES.”
Com a invasão portuguesa no Brasil ou Redescobrimento,
ocorrido a partir de 1500, os portugueses não consideraram e respeitaram a
Cultura e os Valores dos Indígenas. Preferiram “ignorar” que os nativos tinham
o seu próprio modo de vida, preservados há pelo menos 50 mil anos (de acordo
com os estudos arqueológicos feitos no Nordeste do Brasil – Piauí).
Num primeiro momento, após a ocupação portuguesa, não foram
implantadas escolas no Brasil, devido ao fato de que não havia crianças no
processo de “Colonização”.
A partir de 1550, com a chegada das primeiras famílias,
inicia-se em Salvador - BA, as primeiras instituições de ensino Jesuísticas que
eram voltadas para a elite.
Foi somente a partir do início do século XX, com o
crescimento da população e o deslocamento do Campo para a Cidade, que ocorreu
um maior interesse pela Educação Básica.
Hoje o conhecimento é de acesso a todos. A LDB regula as
diversas etapas e as modalidades de ensino: creches, pré-escolas, ensino
fundamental, ensino médio, educação especial, educação de jovens e adultos,
educação à distância, educação indígena e educação superior.
Precisamos ter consciência de que todos os funcionários de
uma unidade escolar (professores, funcionários, diretores e coordenadores),
somos educadores, pois reforçamos o papel que compete aos pais na educação de
seus filhos.
“Ninguém ignora tudo,
Ninguém sabe tudo,
Por isso aprendemos sempre.”
Paulo Freire
TEXTO PRODUZIDO PELA CURSISTA SHIRLEY MARIA ALVES, SOB ORIENTAÇÃO DA
TUTORA SUELY DE SOUZA CRUZ
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