REFLEXÃO FINAL – MÓDULO
1 “FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADÃOS, EDUCADORES, FUNCIONÁRIOS E GESTORES.”
O módulo 1 traz o tema
“Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores.
Logicamente que nós, funcionários Administrativos pensamos e queremos ser
valorizados, não só em nossas funções, mas em toda a cadeia hierárquica da
unidade escolar, desde entre nossos pares até a Direção Escolar, pois todos
temos nosso valor, o qual é adquirido por ações diárias no decorrer de nossas
atividades, ou mesmo por força da função de cada cargo, mas o principal é que
deve haver respeito e harmonia, quer seja entre nós e o restante dos
educadores, pois todos somos
profissionais em busca de um objetivo comum, levar conhecimento e educar as
crianças para serem cidadãos de bem no amanhã.
Quando
se fala em Educação, logo pensamos na educação escolar, mas não é bem assim. A
Educação também é adquirida em casa, no dia a dia, até com os afazeres
domésticos se ensina a ter boa educação, um simples ato de lavar as mãos e
secar, escovar os dentes, não deixar objetos espalhados pela casa, limpar o que
se suja, pode ser encarado como normas para uma boa educação.
Para
que uma unidade escolar leve conhecimento aos alunos é necessário que exista
uma série de atos para nortear o seu funcionamento, desde a grade escolar, que
o Governo determina para as escolas oferecer as disciplinas, as quais serão as
fontes para a aquisição do saber, até a elaboração de regras e normas para boa
conduta dos educandos. Também temos a elaboração do Projeto político Pedagógico
(PPP), e tudo que faz parte das atribuições que é dada a todos os trabalhadores
em educação, desde a realização de matrículas dos alunos do 1º Ano até a
conclusão do Ensino Médio, com a confecção dos históricos escolares dos alunos.
Também
temos o Regimento Escolar, Colegiado Escolar, APM, enfim, uma unidade escolar
segue normas para o seu andamento e, também, para poder prestar contas, quer
seja para o Governo ou para a sociedade.
Desde
a época do Império existe legislação para a educação, com data de 15/10/1827, a
qual sofreu vários processos evolutivos até chegar aos dias atuais, a mais
recente é a lei 11.114 e 11.274 de 2005 e 2006, que institui o ensino de 9 anos
a partir dos 6 anos de idade.
Hoje
temos o cumprimento de 200 dias letivos, o qual acredita que não são totalmente
proveitosos para os alunos como se pretende, pois aos sábados, entendem os
alunos que são para descanso escolar e não para assistir aulas e a conseqüência
é a falta, de modo que existe um considerável desprezo para com os sábados
letivos, muitas vezes os professores vêm dar aulas e encontram pouquíssimos
alunos, o que prejudica o rendimento da turma e o andamento do processo
ensino-aprendizagem. Contudo, ainda dá para piorar, pois querem alterar para
210 dias letivos, o que significa aumentar, além dos existentes atualmente,
mais 10 sábados letivos anuais, o que é inviável, até porque não podemos
obrigar ninguém a vir as aulas aos sábados.
TEXTO PRODUZIDO PELO CURSISTA LEONE CARLOS RAMOS DOS SANTOS, SOB ORIENTAÇÃO DA TUTORA SUELY DE SOUZA CRUZ
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