REFLEXÃO FINAL – MÓDULO
1 “FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADÃOS, EDUCADORES, FUNCIONÁRIOS E GESTORES.”
No
8º encontro do Profuncionário que ocorreu no dia 16 de junho de 2012 estudamos
o módulo 1 “Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e
gestores.” Neste módulo ampliamos os conhecimentos sobre a estrutura e a
operação da educação escolar básica no Brasil, nas redes federais, estaduais e
municipais, para desenvolvermos um novo papel como cidadão, educador,
profissional e gestor das escolas e dos órgãos dos sistemas de ensino.
Percebemos então que a proposta do Profuncionário é a valorização maior
possível dos funcionários das escolas. É dar a todos o mesmo status que tem os
professores, como educadores e profissionais. Mas assim como os professores,
apesar do trabalho diferenciado entre eles e às vezes, de uma formação distinta
têm em comum a responsabilidade de ensinar e garantir assim o aprendizado dos
alunos em todos os aspectos seja dentro das salas de aula ou fora dela, o papel
do funcionário educador é uma constante.
TEXTO PRODUZIDO PELA CURSISTA TÂNIA
MARGARETTI SILVA, SOB ORIENTAÇÃO
DA TUTORA SUELY DE SOUZA CRUZ
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