EDUCADORES E EDUCANDOS
Neste módulo
pudemos comparar os objetivos dos manifestos de 1932 com os de 1958. Sendo que
em 1932, os pioneiros defendiam a educação pública como função do Estado, e a
ele caberia dar sistematização e organização nacional. Era então necessário a reconstrução da
educação pública, gratuita, laica e obrigatória, pelo desenvolvimento
científico e investigativo e pela criação de um sistema nacional de educação
integrado e articulado.
E em 1958, os
educadores reafirmam a educação pública, gratuita, liberal, sem distinção de
classes, raças e de crenças, apoiada nos valores democráticos de liberdade, de
solidariedade, de cooperação, de justiça, de cidadania, de igualdade, de respeito,
de tolerância e de convivência com a diversidade étnico-cultural.
Vimos também
como surgiu à necessidade da escola pública no Brasil e que esta foi pensada em
função da necessidade de mão de obra qualificada para as indústrias.
Sendo assim as
escolas foram criadas porque o desenvolvimento das atividades nas indústrias,
no comércio, nas exportações, nos portos e aeroportos, hotéis e supermercados tornaram
necessária a contratação de pessoas com escolaridade básica para desempenharem
bem suas funções e assegurar o funcionamento do sistema capitalista.
E quando se fala
em educação podemos considerar dois tipos nesta época: a educação
propedêutica, para os filhos das famílias abastadas, proprietária de terras e
das riquezas, e outra, profissionalizante, dirigida para os filhos dos
trabalhadores.
Falamos sobre a
qualidade da educação na época da ditadura militar, onde a educação dos alunos
era compreendida
pela quantidade de conteúdos que os estudantes repetiam nas provas escritas e a
reprovação era compreendida como incapacidade de aprender do discente.
Então os
trabalhadores se organizaram por meio de sindicatos, associações, congressos
para garantir seus direitos sociais.
Na época do
Golpe Militar o Presidente João Goulart tenta mobilizar as massas trabalhadoras em
torno das reformas de base, que alterariam as relações econômicas e sociais no
país.
Então devemos
desempenhar no ambiente escolar o papel de cidadãos, educadores e gestores e
ainda contribuir para que as escolas públicas sejam instituições formadoras
dos valores éticos, espaços de apropriação, socialização, transmissão e de
transformação da cultura, espaço da diversidade étnica, do desenvolvimento da
capacidade de inventar, criar, inovar, propor, alterar, modificar, conhecer
cientificamente, de estabelecer relações, sonhar e elevar as pessoas para outro
patamar de compreensão do mundo.
A educação pública é um direito social
universal de homens e mulheres, em todas as idades e uma conquista dos
trabalhadores e instrumento de desmistificação das injustiças.
Por fim vimos o
significado de se ter uma identidade profissional, que é um conjunto de
símbolos, significados, experiências, rituais, códigos de linguagens e ações
práticas que congregam aqueles que com eles se identificam e por meio deles
revelam uma distinção entre o eu e o outro, nós e eles.
Neste módulo foi interessante ver a vontade
dos cursistas em aprender ainda mais sobre seu papel e sobre seu passado até
chegarem hoje a serem reconhecidos como educadores.
Texto escrito pela Tutora Lidiane Marcela Toloi
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