segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Reflexão do Módulo: Homem, Pensamento e Cultura


MÓDULO 3 – HOMEM, PENSAMENTO E CULTURA: abordagem filosófica e antropológica.

Reflexão Final do Módulo
            Este módulo me fez ver que somos profissionais da educação, e que temos nossos valores. Mas também temos leis a serem cumpridas.
            Sabemos que podemos trabalhar com o direito de ir e vir, e que ser autônomo e compartilhar para uma vida coletiva em que todos possam se sentir bem.
            Aprendemos também que as pessoas podem pensar a mesma coisa ou pensar diferente, sobre si mesma e sobre a sociedade.

Texto produzido pela cursista Brasilina Anselmo Dutra, da turma de Secretaria Escolar, da Tutora Lidiane Toloi.

           
Reflexão Final do Módulo

            No módulo “Homem, pensamento e cultura”, analisamos várias formas e aspectos do sistema educacional.
            Vimos que o espaço educativo foi criado para ensinar às novas gerações para convivência social e para o trabalho. Foram também problematizados as práticas da linguagem para o sentido de uma cidadania educada no diálogo e na comunicação.
            Nota-se também as práticas de trabalho, que são ao mesmo tempo práticas educativas, onde todo o objetivo do trabalho na escola se volte para a educação.
            Por fim, vimos as práticas valorativas, onde perguntou-se sobre o valor da educação e especialmente da educação escolar.
            Abordou-se também que o Estado garante o direito à educação e onde se da acesso aos direitos sociais às pessoas.

Texto produzido pela cursista Marta Sella de Oliveira, da turma de Secretaria Escolar, da Tutora Lidiane Toloi.
        

Reflexão Final do Módulo

            Neste módulo 3, “Homem, pensamento e cultura”, achei muito difícil a abordagem filosófica e antropológica que pergunta do antes e do hoje, e como hoje poderia ser diferente a coisas antes vividas.
            Ser independente das diferentes condições de vida, sociedade e do mundo. São muitas perguntas e o modo de pensar, buscar respostas e responde-las, isso tudo dá muito trabalho e por isso muitos preferem se manter em seu mundo sem necessitar buscar novos conhecimentos.
            O homem tem o pensamento e cultura diferente uma das outras, mas tem trabalho, práticas culturais, valores as vezes pelo menos parecidos. Tudo isso serve para apropriar e dar condições de resolver problemas dentro e fora do trabalho.

Texto produzido pela cursista Matildes Alves da Silva, da turma de Secretaria Escolar, da Tutora Lidiane Toloi.


           
Reflexão Final do Módulo

            No módulo “Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica” pudemos ver que a escola é um espaço onde acontece a educação formal que é intencional. Existe para educar coletivamente o individuo, respeitando sua cultura e o meio social onde vive. O que aprendemos na escola deveria ajudar a construir nossa identidade.
            Pudemos ainda averiguar que na escola o individuo deveria opinar, ser crítico e por meio do diálogo construir uma sociedade bem informada, com indivíduos emancipados e participativos.
            Na escola e no trabalho o individuo pode ficar alienado, se não se atentar para isto. Tanto no trabalho como na escola tudo deve ser planejado com a intenção de sermos participativos, críticos e respeitar ainda a opinião dos outros.
            A educação, segundo a L.D.B. e PCNs deveria ser direito de todos, mas na prática isto não ocorre, a educação é vista como mercadoria. Quem é mais abastado, tem acesso a melhor educação. Para que ocorra mudança nesta prática, temos que agir como cidadão e não deixar para o Estado ou ao Governo modificar tal situação. Reivindicando nossos direitos já é um passo para que mudanças ocorram e temos o poder do voto, então temos o poder de reivindicar melhorias.

Texto produzido pela cursista Silvana Elizabeth Martins, da turma de Secretaria Escolar, da Tutora Lidiane Toloi.


Reflexão Final do Módulo

            Este módulo faz uma abordagem antropológica e filosófica, visando entender o homem e algumas práticas realizadas por este no seu dia-a-dia, seu modo de pensar, agir que vai de encontro, principalmente ao cotidiano escolar.
            Assim faz-se importante na construção de saberes que podem levar o individuo a assumir uma postura crítica dentro da realidade que deveria e deve ser praticada dentro da escola, com ênfase nos valores sociais, além de proporcionar o entendimento do que a escola é capaz de produzir e influenciar no tornar-se humano de cada indivíduo.

Texto produzido pela cursista Vera Lúcia Xavier de Lima Queiroz, da turma de Secretaria Escolar, da Tutora Lidiane Toloi.


Reflexão Final do Módulo

            Ao chegarmos ao final deste módulo, Homem, pensamento e cultura, onde verificamos logo no início que parecia não ter nada a ver com educação. Mas com o passar das aulas, verificamos que tinha tudo a ver com a educação.
            Vimos também que a convivência com o outro supõe construção, desconstrução e reconstrução de cada uma das diferentes relações que existem entre ambos, o que caracteriza a educação.
            Neste estudo, além de lermos, foi importante que nos pudemos pensar e investigarmos suas práticas e vivencias de trabalho e as práticas cotidianas de cada escola.
            Através desse estudo me tornei um profissional crítico, atento as práticas da qual participo e delas sabendo qual seria sua intenção, objetivos e influencias possíveis.

Texto produzido pela cursista Lourdes Gomes dos Santos Pádua, da turma de Secretaria Escolar, da Tutora Lidiane Toloi.

Reflexão Final do Módulo

            Este módulo me mostrou uma maneira diferente de ver o homem, seus pensamentos e sua cultura.
            Aprendi a respeitar e compreender o espaço e formas das pessoas ver o mundo.
            Por trabalhar em um ambiente coletivo, compreendi as diferenças culturais e formas de pensar.
            Posso afirmar que o estudo do módulo me tornou mais aberto para novas formas de pensamento, e me fez ver o mundo de maneira diferente.

Texto produzido pelo cursista Douglas Rodrigo Machado de Oliveira Grande, da turma de Secretaria Escolar, da Tutora Lidiane Toloi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário