quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Palestra do dia 11 de agosto de 2012

Abaixo encontram-se o parecer dos cursistas sobre a Palestra da Psicóloga Carla Rejane Moraes Paiva:


A palestra do dia 11/08 me fez refletir sobre os pontos negativos e positivos da vida, mas devemos lembrar que há mal que vem para o bem, às vezes o que é um ponto negativo para um é positivo para outro.
Modifiquei a maneira de olhar as pessoas procurando entender o comportamento e atitude de cada um, às vezes as pessoas tem um defeito mais tem várias qualidades.

Cursista José Tadeu Fernandes, turma Secretaria Escolar, Tutora Lidiane Toloi


            Entendi que a palestrante explicou que as pessoas precisam entender e conhecer a si mesmo, desde o seu nascimento até os dias atuais. E que é necessário que cada um de nós como funcionário e educador precisamos conhecer ais os nossos alunos, saber como é a vida deles em casa para depois nos avaliarmos e julgarmos eles.

Cursista Cleide Aparecida Valim Nunes, turma Secretaria Escolar, Tutora Lidiane Toloi



            Durante a palestra a psicóloga salienta os pontos negativos e positivos que ocorrem e fazem parte de nossas vidas e que estes, embora não percebamos é o ponto de equilibro, que se faz necessário na vida do ser humano.
            As pessoas dentro de suas perspectivas e realidades são expostas, mas muitas vezes não conseguem ver que em algum momento estes o levarão aos pontos positivos. E estes si, todos nós temos a felicidade de aceitar.
            Pensando assim, ainda é importante observar que o que é positivo para mim, às vezes não será para o outro. Isto é fato! Temos que respeitar.

Cursista Vera Lúcia Xavier de Lima Queiroz, turma Secretaria Escolar, Tutora Lidiane Toloi


            Achei muito legal quando ela pede para relembrarmos de nossa vida desde criança até hoje.
            Foi bom porque tem coisas que a gente nem lembra por ter sido tão ruim, mas também tem coisas boas. Acredito também ter mais coisas boas do que ruim.
Cursista Maria Guerreiro de Andrade, turma Secretaria Escolar, Tutora Lidiane Toloi
            A palestrante falou sobre a importância do silêncio, que a impaciência não deixa que escutemos os outros, sobre o respeito que devemos ter com as outras pessoas. Temos que conhecermos a nós mesmos, para depois entendermos os outros.
            Falou também sobre a importância das coisas negativas e positivas, que através do conhecimento é que podemos fazer mudanças.
            A parte que mais marcou foi discutir com o grupo sobre as coisas positivas e negativas eu aconteceram em nossa vida durante vários estágios de idade.
            Com o fim da palestra pude concluir que a psicologia está no nosso cotidiano, mesmo que a gente não perceba.

Cursista Dalva Regina da Silva, turma Secretaria Escolar, Tutora Lidiane Toloi



            Para viver em sociedade estamos sujeitos a conflitos de relacionamentos.
            A importância e ouvir o outro às vezes passa batido e não damos atenção. Disse que nós temos pontos positivos e negativos.
Pediu que lembrássemos das coisas que aconteceu em nossa vida que ficou marcado e eu nós  somos uma somatória de coisas.
Falou que as pessoas não se respeitam e que em seus compromissos sempre se atrasam e nem ao mesmo se preocupam em avisar.
Por fim entendi que devemos acolher a todos de forma positiva aceitando que as pessoas tem seu lado positivo e negativo também.

Cursista Aparecida de Fátima Garcia da Silva, turma Secretaria Escolar, Tutora Lidiane Toloi


Para mim o que foi falado não é nenhuma novidade. Tudo que foi abordado sobre a relação interpessoal está relacionado entre aluno e professor, esquecendo de abordar assuntos do qual seria interessante para nós administrativos. Porque sabemos que nós estamos incluídos na educação. Portanto esperávamos algo que abrangesse mais sobre nossa área. É claro que temos que estar atentos aos problemas de nossos alunos. Mas e os nossos problemas, quem se preocupa? Será que os familiares deles querem saber dos nossos problemas? Creio eu que não, e quando invadem nossa casa, ameaça nossos filhos, será que estamos preparados para esses traumas psicológicos?
É claro que sabemos que nossa clientela, que frequenta a nossa escola, podemos tirar uns 20%, que não são problemas. E 80% do nosso bairro são alunos com algum tipo de problema.
Infelizmente para os pais o papel está trocado, onde a escola não é mais o lugar onde se ensina e passou a ser o lugar onde se educa.
A família está transferindo toda a responsabilidade que seria deles para a escola. Quando deveriam ser conscientizados de que são eles quem deve educar.

Cursista Lourdes Gomes dos Santos Pádua, turma Secretaria Escolar, Tutora Lidiane Toloi



            A palestra me fez ver e entender que nós funcionários da educação precisamos estar preparados psicologicamente para educar e tomar as melhores decisões diante das questões que acontecem ou que chegam às escolas todos os dias porque trabalhamos com crianças de várias idades e de diferentes culturas.
            Enfim no meu modo de pensar todos nos seres humanos em geral precisamos ser um pouco psicólogo, principalmente professores e nós funcionários, porque em nosso dia a dia nos deparamos com diversas situações.
         E que para nós é muito importante e necessário ter uma formação também psicológica, a fim de melhorar, compreender a natureza e o desenvolvimento dos alunos e das pessoas que os cercam durante o nosso dia a dia.

Cursista Brasilina Anselmo Dutra, turma Secretaria Escolar, Tutora Lidiane Toloi
________________________________________________________________________

Secretaria Escolar Turma A – Tutora Lidiane Marcela Toloi

A psicóloga Carla Rejane nos fez lembrar de todos os acontecimentos vividos, por etapas e comparar com outras pessoas; muitas vezes o que é negativo para uns é positivo para outros e como tudo  isso influencia em nossa formação e em nossas atitudes. Isso também acontece com os alunos, portanto devemos conhecê-los melhor antes de considerá-los indisciplinados.

Cursista Lúcia Helena, turma Secretaria Escolar, Tutora Lidiane Toloi

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 


A princípio não estava entendendo o que ela quis dizer, mas depois conversando com a Lúcia, ela me fez ver de uma forma positiva o que foi dito na palestra. Nos orientou a enxergar  com olhos de psicóloga os alunos na escola, pois cada um traz consigo uma bagagem positiva ou negativa, e assim também é conosco e com nossos colegas.

Cursista Elizabeth Rodrigues Nunes, turma Secretaria Escolar, Tutora Lidiane M. Toloi

 ____________________________________________________________________________

Entendi que temos que equilibrar os pontos negativos e positivos na nossa vida para manter nosso equilíbrio emocional. A psicóloga falou também sobre sua trajetória na vida pessoal e profissional e que com esforço e otimismo podemos vencer os obstáculos e nos tornarmos pessoas melhores.


Cursista Juliana Garcia, turma Secretaria Escolar, Tutora Lidiane M. Toloi
_________________________________________________________________________________


Psicóloga Carla, no início da palestra quis expor seus conhecimentos específicos. Em seguida colocou todos os que ali estavam em grupo, para  relatarem aspectos positivos e negativos ocorridos de sete em sete anos até a idade atual, com o intuito de estabelecer um convívio de trabalho em grupo. E refletiu desde sua infância, até o seu trabalho profissional do dia-a-dia.
                                                                                                                              
Cursista Adecilda Freitas, turma Secretaria Escolar, Tutora Lidiane M. Toloi

          
______________________________________________________________________


            A palestra com a Psicóloga Carla Rejane Moraes Paiva começou com uma solicitação para formação de grupos de 10 pessoas para relembrar fatos positivos e negativos de nossa vida, desde nossa infância até a vida atual, sendo de 7 em 7 anos.
            Foi nos apresentado o por quê dessas recordações e como é mais fácil lembrar de fatos de quando éramos crianças do que da vida adulta recente.
            A psicologia é muito importante para as pessoas, pois faz-nos conhecermos a nós mesmos e assim melhorar ou mudar nossas ações na vida. Todos temos pontos positivos e negativos, ninguém possui somente qualidades, nossa existência é marcada por uma mescla de virtudes e “defeitos”, isso nos faz ser seres humanos, passiveis de erros e acertos.
            Segundo Carla, a psicologia ajuda-nos a acalmar as “dores” que a vida nos impõe. Através de algumas sessões, com conversas que penetram no íntimo das pessoas e faz com que se sintam melhores para entenderem as dificuldades por que passam.

Cursista Leone Carlos Ramos dos Santos, turma de secretaria escolar, tutora Suely de Souza Cruz



 A palestra ministrada pela Psicóloga Carla Rejane Moraes Paiva, abordou a importância da psicologia na vida das pessoas e que é necessário que tenhamos em nossas vidas pontos positivos e negativos para mantermos o equilíbrio. Para a psicóloga os pontos positivos e negativos são importantes e faz parte da vida de todos, salientou ainda que não vivemos apenas dos pontos positivos, pois temos que ter equilíbrio, para tanto existe os pontos negativos, afirma a psicóloga. Sendo que os pontos negativos servem para conservar esse equilíbrio em nossas vidas.
            A palestrante iniciou  sua fala se apresentando, na sequência pediu aos presentes que formassem grupos, ela pediu que relatássemos nossas vidas por etapas de 7 em 7 anos, destacando pontos positivos e negativos de cada componente do grupo.
            A pressão foi grande para destacarmos todos os pontos, tanto positivo como negativos, mas a grande dificuldade de todos foi destacar os pontos negativos, mas com ajuda dos colegas conseguimos relatar. Acreditamos que essa dificuldade seja um mecanismo de defesa construído para nos defender daquilo que nos faz sofrer ou relembrar situações e passagens tristes em nossas vidas.
Porém para a psicóloga é necessário que tenhamos pontos positivos e negativos em nossas vidas e estes são de extrema importância, para que tenhamos equilíbrio e esse equilíbrio só existe com os pontos positivos e negativos.

Cursista Sirlene Aparecida Machado, turma de secretaria escolar, tutora Suely de Souza Cruz


Nenhum comentário:

Postar um comentário