sexta-feira, 3 de agosto de 2012


PALESTRA SOBRE FILOSOFIA
                                     
                      PALESTRANTE: PROFº Me. ISAEL

A FILOSOFIA

          A filosofia não pode ser definida como uma coisa e pronto, pois é preciso se colocar no lugar do outro e entender os porquês de tudo.
            Saber definir enquanto pessoa quem é você, quais os seus objetivos e suas finalidades.
            Devemos traçar metas e ter um caminho a seguir sem se perder e se tornar uma coisa monótona.
        Seja capaz de definir e entender os porquês de tudo, seus valores, práticas culturais e educação. Podemos entender que estes questionamentos é que faz com que a gente fique filosofando.

Cursista Sandra Dutra, Profuncionário Paranaíba – MS, Tutora Lidiane Toloi.

_________________________________________________________________________________

A PALESTRA

A palestra ministrada pelo Professor Mestre Isael, professor da UEMS, pode nos dar uma visão crítica do mundo e sua natureza.
        Através de sua fala, entende-se que não devemos aceitar as coisas como ela nos é transmitida, sem fazer nenhuma avaliação, ou seja, questionar é preciso.
      Levo como aprendizagem que devemos nos colocar no papel do outro sem nenhum preconceito para entender os seus atos.

Cursista Douglas R. M. O. Grande, Profuncionário Paranaíba – MS, Tutora Lidiane Toloi.
_________________________________________________________________

FILOSOFIA

            Filosofia é um pensamento do ser humano, onde cada um tem o seu.
       Não é destinado a explicar um determinado fato, mas seu papel é fazer com que busquemos a sabedoria.

Cursista Aparecida de Fátima G. da Silva, Profuncionário Paranaíba – MS, Tutora Lidiane Toloi.

_________________________________________________________________

O QUE PUDE APRENDER

            Pude compreender com está palestra que filosofia é a necessidade de conhecer, compreender a realidade em seus aspectos.
            É o que nos leva a pensar e questionar dos porquês de cada situação.
            Filosofia na realidade significa amor ou amizade pela sabedoria.

Cursista Juliana Garcia de Souza, Profuncionário Paranaíba – MS, Tutora Lidiane Toloi.

_________________________________________________________________________________

VAMOS FILOSOFAR

            O palestrante Isael, coordenador e professor do curso de direito da UEMS, em Paranaíba, nos demonstrou filosoficamente fatos rotineiros da vida dos cursistas, de acordo com seu conhecimento na área.
            Durante o ministro de sua palestra apoiado em filósofos como Descartes, colocando ênfase em “Penso logo existo”, Carl Marx, com alguns pensamentos de cunho comunista, entre outros autores. Baseou relatos em sua própria vida, relacionado à educação escolar, além da vivencia acadêmica.
         Dialogou, explorou e conversou com os cursistas. Houve alguns questionamentos que fora amplamente discutido pelo palestrante.
               Dessa forma findou a palestra, tentando ajudar os cursistas a entender o significado da filosofia.

                     Cursista Leonardo de Campos, Profuncionário Paranaíba – MS, Tutora Lidiane Toloi.

_________________________________________________________________________________


A importância da Filosofia

            A escola tem a finalidade de oferecer o conhecimento cientifico para que haja formação de cidadãos críticos e criativos.
           É na escola, o espaço em que pessoas diferentes se encontram e se relacionam. É a partir da relação com o outro que o aluno constrói a si mesmo modificando o meio e ao mesmo tempo sendo modificado.
      É nesse processo de construção e reconstrução complexa que a filosofia vem exercer o papel fundamental na educação. Dada à maneira profunda e radical com que ela busca investigar as causas e os valores dessa relação humana existente, no ambiente educacional.
Sendo assim, os problemas que a realidade educacional pode apresentar como se dá as relações entre educando e educadores.
A filosofia de forma reflexiva e criticamente vai desempenhar o seu papel imprescindível tanto na formação do educando como na forma do educador encontrar a solução cada vez mais humana.

                            Cursista Maria Guerreiro, Profuncionário Paranaíba – MS, Tutora Lidiane Toloi.

_________________________________________________________________________________


A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO

            No encontro deste sábado (21 de julho de 2012), os cursistas foram agraciados por uma agradável palestra, que tratou do tema que estudamos: Filosofia.
          A palestra foi ministrada pelo Professor Me. Isael José Santana, que é formado em Filosofia pela UNESP, é Mestre em Direito e atualmente é coordenador do curso de Direito da UEMS.
            Segundo Isael, a filosofia está presente no nosso dia a dia, mesmo que a gente não perceba, a partir do momento que começamos a questionar e que queremos saber o porquê das coisas, neste momento já estamos filosofando. Disse ainda que o homem é o resultado das ações dele, que é um ser social que necessita do outro para sobreviver.
            Entendi que no ambiente escolar todos têm a mesma importância e o mesmo valor, o que nos difere é a função que exercemos, e que todas essas funções fazem parte da educação.
           Nós nunca devemos perder a capacidade de pensar e questionar, tanto o outro quanto a nós mesmo, porque assim começamos a mudar nossos valores, nossas opiniões.
         Também não podemos sempre aceitar e acreditar em respostas prontas e tê-las como verdadeiras e certas tem que ir atrás da nossa verdade, daquilo que nós acreditamos.

                    Cursista Ana Maria F. da Silva, Profuncionário Paranaíba – MS, Tutora Lidiane Toloi.


Filosofia o que é e para que serve?

            Diante das transformações pelas quais a sociedade vive constantemente e das muitas dúvidas que surge. Conhecer um pouco da filosofia torna-se muito importante, até para compreendermos nós mesmos. Filosofia pelo que foi explanado é o ato de questionar o porquê das coisas, é saber conduzir as dúvidas que surgem de um determinado assunto, é levar o individuo a refletir sobre o meio físico em que vive. É tentar entender as relações homem e natureza.
        Para que pudéssemos ter uma visão melhor sobre o assunto, foi convidado um Professor da Universidade Estadual de Matogrosso do Sul, da cidade de Paranaíba – MS, que com muita sabedoria falou sobre o assunto com uma linguagem fácil para nosso entendimento.
            Segundo ele todos nós de certa forma filosofamos mesmo que sem saber, e que para conhecermos melhor o outro devemos saber quem somos nós, e assim termos noção de que não somos apenas um nome na sociedade, e sim alguém capaz de participar das transformações sofridas por esta sociedade. E de que a maneira mais fácil de ajudar o outro é se colocando no lugar do outro, e que perguntar faz pensar, e que pensar dói. Não uma dor cefálica, mas a dor de buscar respostas.
          Dessa maneira, o professor levou-nos a refletir sobre a filosofia e vermos que ela está bem mais perto da nossa realidade do que podíamos imaginar. Contribuindo assim para entendermos melhor o módulo três e seu objetivo.

                           Cursista Márcia Ramos, Profuncionário Paranaíba – MS, Tutora Lidiane Toloi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário