MÓDULO
3 – HOMEM, PENSAMENTO E CULTURA: abordagem filosófica e antropológica.
Reflexão
Final do Módulo
Este módulo me fez ver que somos profissionais da
educação, e que temos nossos valores. Mas também temos leis a serem cumpridas.
Sabemos que podemos trabalhar com o direito de ir e vir,
e que ser autônomo e compartilhar para uma vida coletiva em que todos possam se
sentir bem.
Aprendemos também que as pessoas podem pensar a mesma
coisa ou pensar diferente, sobre si mesma e sobre a sociedade.
Texto
produzido pela cursista Brasilina Anselmo Dutra, da turma de Secretaria
Escolar, da Tutora Lidiane Toloi.
Reflexão
Final do Módulo
No módulo “Homem, pensamento e cultura”, analisamos
várias formas e aspectos do sistema educacional.
Vimos que o espaço educativo foi criado para ensinar às
novas gerações para convivência social e para o trabalho. Foram também
problematizados as práticas da linguagem para o sentido de uma cidadania
educada no diálogo e na comunicação.
Nota-se também as práticas de trabalho, que são ao mesmo
tempo práticas educativas, onde todo o objetivo do trabalho na escola se volte
para a educação.
Por fim, vimos as práticas valorativas, onde perguntou-se
sobre o valor da educação e especialmente da educação escolar.
Abordou-se também que o Estado garante o direito à
educação e onde se da acesso aos direitos sociais às pessoas.
Texto
produzido pela cursista Marta Sella de Oliveira, da turma de Secretaria
Escolar, da Tutora Lidiane Toloi.
Reflexão
Final do Módulo
Neste módulo 3, “Homem, pensamento e cultura”, achei
muito difícil a abordagem filosófica e antropológica que pergunta do antes e do
hoje, e como hoje poderia ser diferente a coisas antes vividas.
Ser independente das diferentes condições de vida,
sociedade e do mundo. São muitas perguntas e o modo de pensar, buscar respostas
e responde-las, isso tudo dá muito trabalho e por isso muitos preferem se
manter em seu mundo sem necessitar buscar novos conhecimentos.
O homem tem o pensamento e cultura diferente uma das
outras, mas tem trabalho, práticas culturais, valores as vezes pelo menos
parecidos. Tudo isso serve para apropriar e dar condições de resolver problemas
dentro e fora do trabalho.
Texto
produzido pela cursista Matildes Alves da Silva, da turma de Secretaria
Escolar, da Tutora Lidiane Toloi.
Reflexão
Final do Módulo
No módulo “Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica
e antropológica” pudemos ver que a escola é um espaço onde acontece a educação
formal que é intencional. Existe para educar coletivamente o individuo,
respeitando sua cultura e o meio social onde vive. O que aprendemos na escola
deveria ajudar a construir nossa identidade.
Pudemos ainda averiguar que na escola o individuo deveria
opinar, ser crítico e por meio do diálogo construir uma sociedade bem
informada, com indivíduos emancipados e participativos.
Na escola e no trabalho o individuo pode ficar alienado,
se não se atentar para isto. Tanto no trabalho como na escola tudo deve ser
planejado com a intenção de sermos participativos, críticos e respeitar ainda a
opinião dos outros.
A educação, segundo a L.D.B. e PCNs deveria ser direito
de todos, mas na prática isto não ocorre, a educação é vista como mercadoria. Quem
é mais abastado, tem acesso a melhor educação. Para que ocorra mudança nesta
prática, temos que agir como cidadão e não deixar para o Estado ou ao Governo
modificar tal situação. Reivindicando nossos direitos já é um passo para que
mudanças ocorram e temos o poder do voto, então temos o poder de reivindicar
melhorias.
Texto
produzido pela cursista Silvana Elizabeth Martins, da turma de Secretaria
Escolar, da Tutora Lidiane Toloi.
Reflexão
Final do Módulo
Este módulo faz uma abordagem antropológica e filosófica,
visando entender o homem e algumas práticas realizadas por este no seu
dia-a-dia, seu modo de pensar, agir que vai de encontro, principalmente ao
cotidiano escolar.
Assim faz-se importante na construção de saberes que
podem levar o individuo a assumir uma postura crítica dentro da realidade que
deveria e deve ser praticada dentro da escola, com ênfase nos valores sociais,
além de proporcionar o entendimento do que a escola é capaz de produzir e
influenciar no tornar-se humano de cada indivíduo.
Texto
produzido pela cursista Vera Lúcia Xavier de Lima Queiroz, da turma de
Secretaria Escolar, da Tutora Lidiane Toloi.
Reflexão
Final do Módulo
Ao
chegarmos ao final deste módulo, Homem, pensamento e cultura, onde verificamos
logo no início que parecia não ter nada a ver com educação. Mas com o passar das
aulas, verificamos que tinha tudo a ver com a educação.
Vimos também que a convivência com o outro supõe
construção, desconstrução e reconstrução de cada uma das diferentes relações que
existem entre ambos, o que caracteriza a educação.
Neste estudo, além de lermos, foi importante que nos
pudemos pensar e investigarmos suas práticas e vivencias de trabalho e as
práticas cotidianas de cada escola.
Através desse estudo me tornei um profissional crítico,
atento as práticas da qual participo e delas sabendo qual seria sua intenção,
objetivos e influencias possíveis.
Texto
produzido pela cursista Lourdes Gomes dos Santos Pádua, da turma de Secretaria
Escolar, da Tutora Lidiane Toloi.
Reflexão
Final do Módulo
Este módulo me mostrou uma maneira diferente de ver o
homem, seus pensamentos e sua cultura.
Aprendi a respeitar e compreender o espaço e formas das
pessoas ver o mundo.
Por trabalhar em um ambiente coletivo, compreendi as diferenças
culturais e formas de pensar.
Posso afirmar que o estudo do módulo me tornou mais
aberto para novas formas de pensamento, e me fez ver o mundo de maneira
diferente.
Texto
produzido pelo cursista Douglas Rodrigo Machado de Oliveira Grande, da turma de
Secretaria Escolar, da Tutora Lidiane Toloi.
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